CRIEI ESTE BLOG PARA DIVIDIR MEUS SONHOS E FATOS REAIS. COMO NÃO SEI ESCREVER POUCO, QUASE O TRANSFORMEI EM AUTO AJUDA.LONGE ESTA ESTA PRETENSÃO.É MEU PRIMEIRO BLOG POR ISTO OS ERROS NA TENTATIVA DE ACERTAR. PEÇO DESCULPAS POR MINHAS FALHAS.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

História de Rio Pardo

     A cidade começou a formar-se como povoação regular a partir de 1750. Ante era habitada por índios Tapes, que eram de boa índole e se dedicavam à agricultura.
     Portugueses e espanhóis passaram a lutar pelas terras do Rio Grande do Sul. Para resolver atritos como estes, as duas coroas Ibéricas assinaram o tratado de Madri em 1750. O General Gomes Freire de Andrade foi nomeado chefe da comissão portuguesa. Uma de suas primeiras providências foi ordenar a construção de um depósito de provisões para seus soldados, na margem esquerda do Rio Jacuí nas proximidades da foz do rio Pardo. Mais tarde este acampamento foi transformado em fortaleza com a denominação de Jesus Maria José, e ali foi instalado o regimento de Dragões. A cidade de Rio Pardo começou a formar-se ao redor dessa fortaleza.
     A Rua da Ladeira: foi construída por mão de obra escrava em 1813 com pedras grandes e irregulares, os seixos rolados , ainda hoje seu estilo original, seguindo o modelo da Via Ápia de Roma, com escoamento central....


                             RAMIZ GALVÃO.

     A estação do Couto foi inaugurada em 1883.
     Em 5 de Janeiro de 1939, a estação passou a se chamar  Ramiz Galvão. O nome homenageia o Dr: Benjamin Franklin Ramiz Galvão, Barão de Rio Grande do Sul, ali nascido em 1846. Foi entre outros títulos e cargos o primeiro reitor da Universidade do Rio de Janeiro, em 1920.
     Capela de São Nicoloau, construída num lugar que constituia um arranchamento de índios.
     Fonte: Guia geral das estradas de ferro do Brasil ( 1960 )

   

2 comentários:

lenibeatriz disse...

Que foto linda essa da rua de Rio Pardo. Tenho a sensação que estou para entrar nela de caminhar...

Irene disse...

Nossa como não cuido direito dos meus Blogs. Bia, tu ia gostar de andar por Rio Pardo. Costumava sair excursões aí dos prédios para turismo. O me chama muito a atenção , é a Igreja onde esta o corpo da noiva ( em gêsso), representando a noiva que morreu nas escadarias. Esta igreja é cheia de vestidos , grinaldas, véus lá deixados por outras noivas.
Muito linda !