CRIEI ESTE BLOG PARA DIVIDIR MEUS SONHOS E FATOS REAIS. COMO NÃO SEI ESCREVER POUCO, QUASE O TRANSFORMEI EM AUTO AJUDA.LONGE ESTA ESTA PRETENSÃO.É MEU PRIMEIRO BLOG POR ISTO OS ERROS NA TENTATIVA DE ACERTAR. PEÇO DESCULPAS POR MINHAS FALHAS.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As Noivas de Rio Pardo

      Por favor cliquem em: AS NOIVAS DE RIO PARDO, para verem o vídeo que é um dos casos de História Extraordinárias da RBS TV. Como conta uma lenda, que já conheço de ouvir no boca a boca, pelo que sei, não é bem uma lenda e sim um caso verídico.
    A Igreja de São Francisco, esta lá com  os vestidos de noivas que fizeram promessa. Um dos pontos turísticos de Rio Pardo.
    História de maneira geral me fascina. Quando encontrei esta da noiva que morreu nas escadarias, foi como se encontrasse um baú de ouro.


      Por ser uma cidade muito antiga, lá aconteceram vários fatos que marcaram a História do RS. A Escola Militar construida em 1846 recebeu sucessivas denominações até 1903, quando foi transferida para Porto Alegre. Teve alunos como Getulio Vargas , Eurico Gaspar Dutra, e Mascarenhas de Moraes.
     Quero citar também, um outro fato quase que desconhecido para muitos.
     Durante a Guerra dos Farrapos, a concentração de tropas imperiais em Rio Pardo, chamou a atenção dos farroupilhas, conscientes das possíveis consequências desta tropa quando se movimentasse.
     Bento Amaral Ribeiro, junto com Antonio de Souza Neto, em 30 de Abril de 1838 comandaram 2500 homens, 800 deles de cavalaria e surpreendeu assim a cidade na batalha  do Barro Vermelho logo na entrada , derrotando os imperiais e conquistando Rio Pardo. A vitória  farrapa foi incontestável. Além disto Rio Pardo tinha quase o dobro de habitantes de Porto Alegre.
     Nesta época a Banda Imperial estava em R P , sob a encomenda de Bento Gonçalvez foi composto o Hino Nacional da República Rio- Grandense.
     Esta guerra no meu ponto de vista, não resolveu nada e matou muita gente inocente.
     Na verdade, esta é uma pequena homenagem minha, a terra onde nasci e que sonho em voltar a morar um dia ....quem sabe !

Nenhum comentário: